Evite surpresas!
A RevolutionIT está aqui para prevenir falhas de TI na sua empresa.
Quando o monitoramento de TI é incorporado ao processo de gestão, é possível agir antecipadamente e identificar os riscos e gargalos que podem gerar problemas no futuro.
O papel do monitoramento de serviços é gerar dados estatísticos, permitindo a identificação de pontos críticos de modo que seu time possa agir rapidamente na realização de ajustes. Isso leva a altos índices de disponibilidade do sistema, uma vez que as eventuais falhas serão corrigidas antes mesmo de chegarem ao usuário final.
Através do monitoramento é possível conquistar altos índices de disponibilidade de serviços em todos os ambientes. Dados estatísticos facilitam a identificação de pontos críticos, necessidade de investimentos e inconsistências, de modo que a equipe possa atuar rapidamente na realização dos ajustes.
A coleta e a consolidação de uma grande quantidade de informações permitem também um processo de tomada de decisões mais inteligente, partindo de dados atualizados e corretamente estratificados. Além disso, o monitoramento possibilita a criação de modelos preditivos, favorecendo a solução antecipada de falhas e a definição de investimentos.
O monitoramento de TI permite minimizar as manutenções emergenciais e a indisponibilidade de serviços e perceber recursos subutilizados, que impactam diretamente nos custos da operação. Com esses dados, é possível readequar a infraestrutura e as equipes para reduzir despesas desnecessárias.
Monitorar é observar, analisar e perceber qualquer alteração anormal nos processos internos. Em TI, essas alterações podem indicar a indisponibilidade de um sistema ou até mesmo, lentidão nos serviços disponíveis aos clientes. Com um monitoramento adequado, é possível agir antecipadamente, identificando riscos, gargalos e problemas pontuais. Além disso, o histórico de dados coletados também pode ser bastante útil para auxiliar no desenvolvimento de melhorias, ajustes e upgrades de forma racional, através do capacity planning.